Americana Right at Home aposta no modelo de franquia e quer terminar 2014 com cinco unidades
Economia crescendo e índices de natalidade caindo: da soma destes dois fatores a conclusão óbvia é que, um dia, não só lidaremos com uma força de trabalho envelhecida, mas também que os idosos precisarão de cuidados especializados e terceirizados. Afinal, os membros da família não podem se dedicar exclusivamente à tarefa de cuidar de seus anciões.
Pensando nisso, e apostando em um modelo de franquia inédito no Brasil, a americana Right at Home iniciou um esforço de expansão – após iniciativas bem sucedidas em países como Inglaterra, China e no próprio EUA, onde nasceu. As operações da empresa no País foram inauguradas em 2010 por Eduardo Chvaicer, franqueado máster, que passará a coordenar a abertura de novas unidades este ano: a primeira foi anunciada em fevereiro e fica na capital paulista. A expectativa é que sejam cinco parceiros em todo o estado de São Paulo até o fim de 2014.
Para Chvaicer, a expansão dos serviços de cuidados para idosos no Brasil seguindo o modelo de franquia atenderá a demanda em expansão ao mesmo tempo em que mantém a qualidade do serviço. Nesse sentido, o papel das franquias da Right at Home é, além do atendimento ao cliente, a supervisão, o treinamento e o apoio dos profissionais alocados nas residências.
A atuação deve ficar concentrada inicialmente em São Paulo, depois Sudeste e Centro-Oeste, mas “bons candidatos” podem levar unidades para outras regiões, diz Eduardo.
Internacional
A Right at Home possui 297 operações espalhadas por Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, China, Irlanda, Japão e Brasil. A empresa faturou US$ 266 milhões em 2013. O bom número, no entanto, não apressa os planos da empresa no País, que prefere um crescimento mais orgânico do que acelerado.
Allen Hager, fundador e CEO da empresa, fundou a Right at Home nos Estados Unidos após passar quase uma década na administração de hospitais. A empresa nasceu da percepção de que muitos pacientes, principalmente idosos, recebiam alta e, apesar de precisarem de cuidados constantes, acabavam sozinhos em casa.
Em 1995, Allen inaugurou a primeira Right at Home em Omaha, Nebraska. Cinco anos depois, começou a expandir para outras regiões do País, seguindo o modelo de franquia.
Veja abaixo uma entrevista com Allen Hager e Eduardo Chvaicer [para legendas em português, acione esta opção no player do YouTube].