Diante de um momento instável que a
economia brasileira vêm enfrentando, não receber o pagamento no dia
marcado, pode colocar em risco a saúde financeira de uma empresa.
No mercado de seguros esse assunto não é diferente. Diversos
fatores como desemprego e cortes nos gastos, influenciam na
inadimplência dos clientes, prejudicando o andamento dos
negócios.
O Corretor Márcio Arthur Oliveira
há 26 anos trabalhando no Mercado de Seguros afirma que por conta
da crise econômica além de inadimplência está com dificuldades para
renovar o contrato. “Entre dez propostas, três não renovam. Esse
problema é fruto da crise que está atrapalhando nosso negócio. As
pessoas estão perdendo emprego e cortando custos, logo, se desfazem
do seguro”.
Existem variados métodos que podem
auxiliar na organização no processo de cobrança. Márcio revela que
é necessário ter habilidades e sutileza para entender o momento do
cliente. “É preciso fazer com que o cliente entenda que não é
apenas uma cobrança e sim uma preocupação com seu patrimônio”.
É importante não deixar que a
inadimplência se torne comum no negócio. O Corretor, César Augusto
Freire, afirma que faz um acompanhamento diário nos cadastros dos
clientes. “Ao detectar o atraso no pagamento, mandamos e-mails
automáticos, informando ao cliente sobre a pendência”. César
ressalta ainda que, “sempre houve inadimplência, mas devido a
crise, mesmo sendo avisados, os clientes não efetuam o pagamento.
Por outro lado, tem cliente que gosta de ser lembrado sobre o
pagamento.”
Segundo César, as estratégias para
ter um bom índice de renovação nos contratos é manter-se sempre
próximo do cliente. “Prezar por um bom relacionamento, na qualidade
serviços, transparência na venda, afinidade com o cliente são
algumas das estratégias que utilizamos”.