satisfação dos pacientes atendidos no
Pronto Atendimento (PA) do Hospital Albert Einstein só era medida
por meio de queixas. A partir de maio de 2010, a instituição
começou a desenhar um projeto a fim de analisar o dia a dia do PA
como, por exemplo, fluxo de entrada e saída de pacientes, tempo de
atendimento, deslocamento de equipes, além dos processos envolvidos
durante a assistência à saúde. O projeto foi apresentado na sede da
IT Mídia durante encontro “1.2.1 Network Saúde”, sob o tema
“Mobilidade”.
De acordo com o gerente de TI do Hospital Albert Einstein,
Alessandro Dalcim, foram pontuados os seguintes eixos para o início
do trabalho: necessidade, objetivo, requisitos/tecnologia,
fundamentação e implementação.
“Procuramos olhar cada fase do PA. Desde o pronto socorro,
triagem, pediatria, emergência, imagem, entre outros”, disse
Dalcim.
As tecnologias utilizadas pelo Einstein foram: sistema de
localização através do Sistema de Localização tempo Real (RTLS),
utilizando a infraestrutura Wireless do hospital. Além de um tag
RTLS utilizado por cada paciente para localização dentro das salas
de triagem, médicos e exames (raio-x, ultrassom, etc).
“Toda inteligência esta no Aeroscout Mobile View, que é a
aplicação que traduz localização de tags em regras de negócio, onde
as informações são armazenadas sendo gerados alertas, relatórios,
localização no mapa em tempo real, status de paciente, entre
outros”.
O projeto está na primeira fase, contemplando o modelo Supertrak,
que é um tempo de atendimento mais curto (entre checkin e
checkout), mais fácil de analisar os resultados para seguir para
próximas fases, segundo Dalcim.
Depois do gerenciamento dos serviços, o PA, agora, tem métricas
para os processos, além das relacionadas com satisfação do cliente
como tempo de espera (triagem, medico, raio-x, ultrasom, etc),
quantidade de pacientes em espera, pacientes que utilizam o PA
apenas como entrada para realizar exames, entre outros.
“Com isso é possível medir se a estrutura atual é suficiente com
relação a staff, recursos, podendo assim otimizar os recursos
existentes e planejar melhorias com maior assertividade”.
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