Medida das empresas estimula a
conscientização do planejamento financeiro e pode levar à
contratação de outros seguros
A Revista InfoMoney publicou em seu
site matéria sobre seguro de vida, afirmando que muitas pessoas
entram em contato pela primeira vez com o produto quando as
empresas onde trabalham oferecem aos seus funcionários. Simples de
serem contratados, os seguros de vida em grupo são a modalidade
geralmente oferecida pelos empregadores, o que também pode
estimular o trabalhador a contratar um seguro de vida individual,
que permite uma proteção mais personalizada e acesso a produtos
mais sofisticados, formas de pagamento diferenciadas e análise de
risco completa.
De acordo com especialista ouvido na
matéria, a combinação dos dois produtos permite montar um
planejamento financeiro mais ajustado às necessidades das pessoas e
de suas famílias, já que as coberturas de seguro de vida em grupo
tendem a ser menores e, eventualmente, podem não atender a todas as
necessidades dos beneficiários. E se a procura por essa proteção
ainda não ocorre de forma massificada, deve-se, segundo o
especialista, à cultura herdada pela hiperinflação dos anos 1990,
que impossibilitava um planejamento financeiro de longo prazo.
Entretanto, afirma ele, essa realidade está mudando, o que pode ser
constatado pelo aumento da procura pelo produto, evidenciando que
“os brasileiros estão despertando para a necessidade de proteger
financeiramente suas vidas”.