Arrecadações de campanha comprarão equipamentos para centros de saúde que atenderão cerca de 70 mil refugiados palestinos
Uma campanha de doações à Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNRWA, na sigla em inglês), feita em parceria com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, arrecadou em pouco mais de dois meses fundos suficientes para equipar dois centros de saúde com sistemas eletrônicos de atendimento, e adquirir uma máquina de ultrassonografia para exames pré-natal. Durante a cerimônia de encerramento, realizada na quinta-feira (12), o comissário-geral da UNRWA, Filippo Grandi, recebeu um cheque simbólico do presidente da entidade, Marcelo Sallum.
A expectativa é beneficiar cerca de 72 mil pessoas. Outras ações estão previstas para o próximo ano. Grandi afirmou que o arrecadado será destinado ao tratamento de doenças como câncer e diabetes, bem como para assistência de saúde a mulheres grávidas. Estava prevista para esta sexta-feira (13) um encontro de Grandi com o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, para discutir uma doação do governo brasileiro à UNRWA.
Segundo Grandi, o orçamento anual da agência das Nações Unidas é de US$ 1,2 bilhão, dos quais US$ 600 milhões são empregados no funcionamento das principais atividades da instituição, como educação e saúde. A outra parte do orçamento é destinada à infraestrutura da organização.
Há cinco milhões de refugiados palestinos distribuídos em cinco territórios: Faixa de Gaza, Cisjordânia, Síria, Líbano e Jordânia. Segundo Grandi, 500 mil crianças estavam matriculadas nas escolas administradas pela UNRWA em 2012, e 3 milhões de palestinos foram atendidos nas mais de cem clínicas do órgão. A organização não administra hospitais, mas tem contratos de serviço com eles.